
07 ago Estudo de Caso . Ars Heráldica
Introdução
A proposta foi a criação de um material educacional sobre heráldica. O objetivo deste editorial era mostrar a importância da heráldica no design, principalmente na criação de marcas.
Este editorial conta com duas peças: Um livro que mostra a evolução das marcas, desde a criação de pinturas rupestres até hoje, ressaltando a importância da heráldica no processo e uma revista com a evolução de algumas marcas famosas, algumas das quais possuem como versão inicial ou inspiração um brasão de armas.
Conceito
Observando centenas de escudos, a peça principal de um brasão, pude tirar algumas palavras chave: Cor, Divisão, Geometria e Símbolos. A imensa quantidade desses elementos na heráldica é apaixonante e impossível desvincular das marcas e logotipos da atualidade.
Naming
Foi definido que era necessário uma palavra em latim no nome do projeto, pois o latim era a “língua comum” da idade média. Não que o povo falasse a língua, pelo contrário, mas por ser a língua da igreja, era falada e entendida em todos os países, mesmo que por uma minoria. Outro motivo era para fazer a seguinte relação:
Que é exatamente o propósito do projeto, mostrar que a heráldica deve ser incluída nos estudos de design.
Durante a pesquisa foi encontrada a palavra Ars com alguns dos significados sendo:
- habilidade
- artesanato
- arte
- ciência
- conhecimento
- forma
Pareceu bem apropriado. Risos.
Cores
Nesta parte do projeto o conteúdo do livro já estava quase pronto e estava dividido em quatro partes. Portanto foi definido que teríamos uma cor para cada parte do livro, logo o projeto iria se basear nessas quatro cores.
Marca
Depois de muitos rabiscos no papel, achamos uma ideia que nos chamou muita atenção. Fazer um logo em forma de escudo, porém vazado. Desta forma o padrão no escudo iria variar de acordo com o fundo utilizado. Tudo isso para passar o conceito de heráldica.
Reparem como o escudo do centro, vazado, se modifica de acordo com a alteração do fundo. Isso gera divisões da mesma forma que a heráldica.
Projeto Editorial
Abaixo seguem algumas imagens tanto do livro como da revista como produto final. Decidimos fazer um box para colocar o material e marca páginas de brinde.
Livro
Revista
Foi utilizado um grid de 6 colunas para dar liberdade de criação nas peças.
Infográficos
Os quatro infográficos presentes no livro. O primeiro mostra uma linha evolutiva das formas de assinatura ou marcações.
Este segundo é uma relação entre as cores, pedras preciosas e planetas que os simbologistas da época utilizavam e assim como hoje, influenciavam nas escolhas de cores.
O terceiro mostra a regra de unificação dos escudos.
E este último quebra um brasão em partes e as nomeia.
Escudos de Marcas
Para finalizar, além da história de cada marca, a revista contém uma proposta de escudo para cada uma. “Como seria um Escudo de Armas da BMW?”, por exemplo. Abaixo segue o resultado deste estudo. A Marca atual em cima e o escudo em baixo. O estudo tentou seguir ao máximo as regras da heráldica e em alguns casos utilizou as primeiras versões do logo como guia, como o caso da Nestlé onde a primeira marca era vermelha.
Abraço!
Caio Furlan
Postado às 09:57h, 07 agostoBacana demais! Descomplicando a heraldica!
desara
Postado às 10:03h, 07 agostoObrigado Caio! Grande abraço!